Três linhas de ônibus têm alteração a partir desta quinta-feira em RC

Horários podem ser conferidos no site da empresa Rápido São Paulo.

A prefeitura de Rio Claro definiu novos horários do transporte coletivo em três linhas de ônibus, com alterações que valem a partir dessa quinta-feira (25). A quantidade de viagens foi alterada nos momentos de menor movimento. Nos horários de pico, como de entrada no trabalho e intervalo de almoço, a quantidade de veículos em operação está mantida.

As mudanças estão sendo feitas com base no acompanhamento diário que a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário realiza em todos os itinerários. Nessa análise, ficou constatado que algumas linhas tinham carros circulando em horários de baixíssima demanda, com zero a cinco passageiros em cada carro nessas viagens.

As alterações priorizam a segurança sanitária dos usuários neste momento de pandemia. Outro fator levado em consideração é a necessidade de equilibrar os custos necessários à manutenção do sistema e dar sustentabilidade operacional e financeira ao serviço, que é de natureza essencial. Além de verificar presencialmente o cumprimento de horários e itinerários, a equipe do departamento de Mobilidade Urbana e Sistema Viário também averigua cuidados com a higienização dos veículos.

Os horários e itinerários dos ônibus estão disponíveis na Rua 1 entre as avenidas 1 e 2, no posto da empresa Rápido SP, que opera o serviço, e no site rapidosp.com.br/horarios/. Contatos com o departamento de Mobilidade Urbana e Sistema Viário podem ser feitos pelo email transporte@prefeiturarc.sp.gov.br e pelo telefone 3522-1919, para retirar dúvidas e dar sugestões.

Com as alterações, ficam fora de circulação na linha 01 (Bela Vista/Rodoviária/Centenário) o carro que sai às 9h10 da estação para Rodoviária/Centenário, às 9h40 do Centenário/Rodoviária para a estação, às 18h40 da Bela Vista para a estação, às 19 horas da estação para a Rodoviária/Centenário, às 19h30 do Centenário/Rodoviária para a estação e às 20 horas da estação para o Bela Vista.

Usuários que saem do trabalho a partir das 19 horas poderão utilizar a linha extra com saída às 20h30 da estação.

Na linha 08 (Circular 2) fica fora de circulação o carro que sai às 4h50 do Boa Vista para a estação e o que sai às 5h25 das estação para o Boa Vista. Na linha 20 (Boa Vista) ficam fora de circulação o carro que sai às 5 horas do Boa Vista para a estação e que sai às 5h30 da estação para o Boa Vista.