RC elabora incentivo para pessoa com deficiência ingressar no ensino superior

Prefeitura trabalha em conjunto com instituições de ensino superior.

Rio Claro está organizando um grupo de trabalho que desenvolverá estudos para estruturar uma política municipal de incentivo e fomento ao ingresso da pessoa com deficiência no ensino superior. O assunto foi tema de reunião virtual realizada pela prefeitura na semana passada com representantes de instituições de ensino e integrantes da diretoria de Políticas Especiais da Secretaria Municipal de Cultura, à qual está vinculada a assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Secretário de Cultura, Professor Dalberto destaca  a importância do curso superior na inserção das pessoas com deficiência, inclusive proporcionando proteção socioeconômica. “Também há o estímulo à diversidade e aos valores humanitários, além do ganho como um todo para a sociedade”, comenta Dalberto.

De acordo com Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é fundamental a participação das instituições na elaboração desse projeto e o convite está aberto a todas as instituições  que queiram participar. “É muito importante que a pessoa com deficiência tenha a oportunidade de se graduar e todos devemos trabalhar juntos para estruturar meios para atingirmos esse objetivo”, comenta.

Na reunião, Meyer usou sua própria experiência como exemplo. Pessoa com deficiência, ele falou das dificuldades que teve e que, devido a elas, só conseguiu concluir sua graduação com 54 anos.

Participaram da reunião virtual da quinta-feira (25) Américo Valdanha, gestor do polo Unicesumar Rio Claro; Alan Plizzari, orientador pedagógico da Uninter Rio Claro; Claudia Santos, do Centro de Carreira – Claretiano Centro Universitário Rio Claro; Cristiane Regina Tozzo, docente e membro do núcleo de acessibilidade do Centro Universitário Claretiano; Larissa Andreozzi Marinho, docente e membro do comitê de inclusão e diversidade do Senac Rio Claro; e Jéssica Pereira, docente da área social e comunicação, multiplicadora de inclusão de pessoas com deficiência e membro do comitê de inclusão e diversidade do Senac Rio Claro.