Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em Rio Claro

Primeira fase é direcionada a crianças, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, trabalhadores de saúde e indígenas.

A campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (12) e em Rio Claro será realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município, a partir das 8 horas. Nesta primeira etapa, que vai até 10 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde e indígenas.

“Quem está inserido em um destes grupos deve procurar a unidade de saúde para receber a vacina, que é fundamental para reduzir complicações, internações e mortalidade em decorrência de infecções pelo vírus da influenza”, destaca Giulia Puttomatti, secretária de Saúde.

No caso de pessoas pertencentes aos grupos prioritários também para a vacinação contra a Covid deve haver intervalo de no mínimo 14 dias entre uma vacina e outra. “Nestes casos o recomendado é que seja priorizada a vacinação contra a Covid e, depois deste intervalo, a pessoa deve procurar a unidade para ser vacinada também contra a influenza”, observa Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde.

As unidades de saúde adotam medidas de prevenção à Covid-19 e é obrigatório que as pessoas que procuram as unidades também sigam as orientações sanitárias preventivas à doença. Isso inclui uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento de identidade e comprovação de que pertence ao grupo prioritário.

A campanha de vacinação contra a influenza vai até 9 de julho. O cronograma estadual prevê entre 11 de maio e 8 de junho a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e de professores das escolas públicas e privadas. De 9 de junho a 9 de julho serão imunizadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A lista com os endereços das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família pode ser acessada no site saude-rioclaro.org.br.