Cuidados preventivos à Covid devem ser mantidos após vacinação

É fundamental a adesão de todos ao distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara.

As vacinas contra a Covid que vêm sendo aplicadas em Rio Claro, conforme no restante do país, são seguras e eficazes na proteção à doença, porém não isentam as pessoas vacinadas da necessidade de manterem os cuidados preventivos.

Tanto a Coronavac como a Oxford/Astrazeneca reduzem, e muito, a chance de pegar a doença, porém nenhuma vacina existente (nem para outros vírus e bactérias) apresenta 100% de eficácia. Com isso, mesmo vacinada, a pessoa deve manter os cuidados preventivos à Covid, que são distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara.

E quem pertence ao público-alvo deve tomar a vacina. Isso é fundamental no enfrentamento à pandemia, já que as vacinas protegem das formas mais graves da Covid, além de reduzir as chances de óbito. Há também a expectativa de diminuição da circulação do coronavírus à medida que um grande número de pessoas seja vacinado.

A campanha de vacinação em Rio Claro, nesta sexta-feira (30) atende pessoas com 62 anos ou mais e também pessoas vacinadas com a Coronavac/Butantan até 9 de abril ou com a Oxford/AstraZeneca até 12 de fevereiro. A vacinação será realizada no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera, das 8 às 15 horas, e, no período da manhã, também em três locais por sistema de drive-thru.