Rio Claro tem agendamento para testagem em massa de Covid-19

Agendamento pode ser feito a partir desta quarta-feira (12). Já os exames começam na segunda-feira (17).

Em Rio Claro, pessoas assintomáticas que quiserem realizar teste para detectar Covid-19 podem agendar o exame a partir desta quarta-feira (12). A testagem em massa será realizada numa parceria entre prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Faculdade de Medicina do Claretiano e Instituto Butantan.

“A testagem possibilita a identificação precoce de casos positivos, o que é fundamental para evitar que a doença seja transmitida para mais pessoas”, observa Giulia Puttomatti, secretária de Saúde. Além disso, a realização dos exames permite um mapeamento mais preciso da doença.

Para agendar o teste que detecta Covid, as pessoas devem ter mais de 18 anos e ligar para o número 2111-6909, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Os exames começam a ser feitos na segunda-feira (17)”, informa Jair Verginio Junior, diretor de Atenção à Saúde. Às segundas-feiras os testes serão realizados em dois períodos, das 7h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18 horas; às terças e quartas-feiras das 7h30 às 11 horas; e às quintas-feiras das 7h30 às 12h30. O resultado fica pronto em poucos minutos e a pessoa já sai do local com as orientações de como deve proceder. Os testes serão realizados no Claretiano Centro Universitário e é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Quem estiver com sintomas de Covid não deve agendar o exame, neste caso o atendimento é realizado nas unidades de saúde dos bairros. Também não devem realizar o teste pessoas que já tenham tomado vacina contra a Covid ou as que tiveram a doença há menos de 40 dias.