Sipat da Saúde vai até sexta-feira com palestras on-line

A programação conta com 16 palestras voltadas à saúde e segurança do trabalhador.

A Secretaria de Saúde de Rio Claro iniciou nesta quarta-feira (25) a 15ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que neste ano tem como tema “Não deixe a segurança de lado, aposte na vida! Previna-se!”. A programação on-line aborda diferentes assuntos voltados à promoção da saúde e segurança do trabalhador, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Os primeiros vídeos já estão disponíveis no canal da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, no You Tube. Os vídeos também podem ser acessados a partir do site da fundação https://www.saude-rioclaro.org.br/. Novos vídeos estarão no ar nos próximos dias. Na quinta-feira (26) as palestras serão “Resiliência”, ministrada por Alcione Buzzo, enfermeira e diretora do departamento de gestão do SUS; “Paramentação e descarte correto de EPI’s na pandemia”, pela médica Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde; “Saúde bucal”, ministrada pelo cirurgião dentista Ronaldo Hilário Júnior, chefe de divisão odontológica; “Mosquitos e as doenças que transmitem”, por Solange Mascherpe, do Centro de Controle de Zoonoses; e “Depressão e ansiedade durante o período da pandemia”, pela psicóloga Mariana de Moraes Figueira.

Na sexta-feira (27) as palestras serão sobre “Assédio moral”, por Felipe Falcão Neto, advogado do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal; “Comunicação não violenta”, ministrada pela técnica de enfermagem Idelma Da Silva de Oliveira, coaching e trainer de programação neurolinguística e master em neurolinguística; “Prevenção contra incêndio”, ministrado pelo subtenente Gonçalves, do Corpo de Bombeiros; “Conhecendo as ISTs e suas estratégias de prevenção”, por Camila Fontana Rovari, enfermeira e chefe de divisão de atenção básica; e “Trânsito: a primeira ação é a prevenção”, pelas guardas civis Glaucia Mayer e Rosangela Ratky.