Saúde orienta equipes de limpeza para volta das aulas nas escolas

Segunda turma passará por treinamento nesta quinta-feira (23).

Com treinamento ministrado pelo Serviço de Controle Interno de Infecção Hospitalar, da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura de Rio Claro está realizando atividade preparatória para o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino.

Para evitar aglomeração, profissionais de limpeza e outros serviços foram divididos em duas turmas, uma na quarta-feira e outra nesta quinta-feira (23). O treinamento, que tem como tema “Princípios básicos para a limpeza e desinfecção”, está sendo ministrado pela enfermeira Juliana Vidal.

Conforme explica Daiane Campanela, chefe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes de serviços gerais e agentes operacionais das escolas estão sendo orientadas com relação a cuidados e protocolos de limpeza a serem adotados para reduzir riscos de infecções pelo coronavírus.

“Essas atividades de preparação vão garantir que o retorno às salas de aula seja realizado de forma segura”, comenta a secretária municipal de Educação, Valéria Velis.

A prefeitura de Rio Claro definiu que as aulas presenciais, suspensas desde março do ano passado devido à pandemia, começarão a ser retomadas na próxima segunda-feira, dia 27. O retorno será por etapas e começará pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Depois, estudantes de outras faixas etárias serão gradativamente chamados a voltar às salas de aula. A rede municipal de ensino de Rio Claro atende cerca de 19 mil alunos e conta com 69 unidades educacionais.