Prefeitura orienta empresas sobre como obter selo de inspeção nacional

Com o selo Sisbi-POA empresas podem comercializar produtos de origem animal em todo território brasileiro.

Empresas de Rio Claro que comercializam produtos de origem animal contam com um importante serviço oferecido pela prefeitura para que possam vender seus itens em todo o território nacional. O município emite o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), um diferencial que atesta a qualidade e facilita a ampliação dos negócios para além de Rio Claro.

Para aderir ao Sisbi-POA é preciso cumprir algumas exigências. É importante que a empresa tenha estrutura e equipamentos necessários de acordo com o volume de produção,  Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) compatível com atividade industrial e responsável técnico capacitado para implantação, verificação e monitoramento de programas de autocontrole, como Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Para obter o selo do Sisbi-POA as empresas também devem ter registros sistematizados e auditáveis que comprovem o atendimento a requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos, para assegurar  a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos, desde a obtenção e recepção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a expedição dos produtos. O estabelecimento deve registrar os produtos que pretende fabricar, para que os rótulos sejam analisados e aprovados.

“São procedimentos analisados com o rigor necessário para que os consumidores tenham tranquilidade e comprem com toda a segurança os produtos com o selo de inspeção”, observa o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton, lembrando que Rio Claro também emite o selo SIM (Sistema de Inspeção Municipal), para produtos comercializados apenas no município.

Ao todo, Rio Claro conta com cinco empresas que possuem Sisbi-POA – Frios Nalin, Granja Ipê, Xavier, One Alimentos e A Leiteria. Nesta semana, o site do governo federal publicou matéria na qual aponta que “Municípios paulistas multiplicam negócios após adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”. O texto destaca, entre outras do estado, a empresa rio-clarense Frios Nalin. A reportagem pode ser acessada pelo endereço https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/empresas-paulistas-multiplicam-negocios-apos-adesao-ao-sistema-brasileiro-de-inspecao-de-produtos-de-origem-animal