Saúde conclui treinamento para aperfeiçoar vacinação em Rio Claro

Profissionais das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família participaram da atividade.

Cento e vinte e seis profissionais que atuam nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde de Rio Claro concluíram treinamento para aperfeiçoar o trabalho nas salas de vacina do município. Na sexta-feira (24) foi realizado o encerramento da atividade, que teve participação de técnicos de enfermagem e enfermeiros de todas as unidades de saúde do município que contam com sala de vacina.

“O treinamento foi bastante produtivo, e abordou inclusive estratégias para lidar com o medo e a dor, com algumas técnicas que podem colaborar para levar maior acolhimento e humanização para os atendimentos”, observa Fabyolla Lourenço, enfermeira da Vigilância Epidemiológica que coordena a vacinação no município.

Durante a atividade, os participantes puderam atualizar os conhecimentos que englobam a vacinação como um todo. Entre os tópicos abordados estavam calendário de vacinação, funcionamento e limpeza da sala de vacinação, conservação dos imunobiológicos, procedimentos para administração de vacinas e também dispositivos de segurança.

Além da realização do curso, foi elaborado documento para nortear os atendimentos no que se refere à vacinação com o objetivo de padronizar e qualificar as ações em sala de vacina. “Os profissionais também puderam esclarecer eventuais dúvidas, aprimorando o trabalho realizado para oferecer atendimento com cada vez mais qualidade à população”, observa Camila Fontana Rovai, chefe de divisão de Atenção Básica.

Rio Claro conta com 18 salas de vacina em funcionamento, sendo quatro em unidades básicas de saúde e 14 em unidades de saúde da família.