Unidades de saúde vacinam crianças e adolescentes com doses atrasadas

Campanha visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Crianças e adolescentes de até 15 devem ser levadas pelo responsável a um posto de saúde para colocar a vacinação em dia. Levantamento da Secretaria de Municipal de Saúde aponta que, em Rio Claro, desde o início da campanha de multivacinação 605 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 441 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal.

A campanha para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes vai até 27 de outubro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as do Santa Elisa, Jardim Brasília e São Miguel. Em razão do feriado, na próxima semana a vacinação será na quarta, quinta e sexta-feira.

É importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.

O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, estarão disponíveis para aplicação 16 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças.

Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus, não será necessário intervalo entre as vacinas.

As vacinas disponíveis para aplicação durante a campanha são: DTP e pentavalente, BCG, poliomielite, tríplice viral e SCRV, hepatite A, hepatite B, varicela e SCRV, febre amarela, HPV, Rotavírus humano G1P1, meningo C, meningo ACWY e Pneumo 10 valente.