Rio Claro terá em novembro carreta da mamografia

De segunda a sexta-feira serão atendidas gratuitamente 50 mulheres, no Cervezão.

Rio Claro terá de 3 a 13 de novembro os serviços da carreta da mamografia “Mulheres de Peito”, do governo estadual. A carreta chega a Rio Claro com expectativa de atender um grande número de mulheres. “Além das mamografias já realizadas na rede pública, a carreta amplia o acesso das mulheres ao exame”, observa o prefeito Gustavo Perissinotto.

No local serão atendidas diariamente, de segunda a sexta-feira, 50 mulheres. Poderão fazer o exame mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem necessidade de encaminhamento médico. Já as mais jovens, de 35 a 49 anos, e as que têm mais de 70 anos deverão apresentar o pedido médico.

“A mamografia é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, possibilitando que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, o que amplia as chances de cura da doença”, observa Giulia Puttomatti, secretária municipal de Saúde.

A carreta ficará na Lagoa Seca do Cervezão, na Rua M-21. O atendimento será das 8 às 17 horas, sendo que as senhas serão distribuídas a partir das 8 horas. Para fazer o exame as mulheres deverão apresentar RG e cartão SUS, e, dependendo da faixa etária, a solicitação médica.

“O Cervezão é uma região bastante populosa, por isso a escolha do local, facilitando o acesso de mais pessoas à mamografia”, observa o vice-prefeito Rogério Guedes. A articulação da vinda da carreta ao município também teve participação do vereador Rodrigo Guedes.

Além da carreta, em Rio Claro, as pacientes com indicação médica têm acesso à mamografia sem que seja necessário enfrentar filas. A porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde são as unidades básicas e unidades de saúde da família. A partir de solicitação e critérios médicos, a paciente é encaminhada para a realização do exame e depois de poucos dias já faz a mamografia.