Campanha contra Aids e sífilis tem testes em unidades e ações itinerantes

Testes de HIV e sífilissão realizados nas unidades de saúde e no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa).

Ações que chamam a atenção para a importância da prevenção ao HIV e sífilis são realizadas em Rio Claro para alertar a comunidade e incentivar a realização de exames. As medidas são intensificadas em dezembro, que no dia 1º tem o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

“O exame possibilita que o vírus seja identificado o quanto antes, para que, em caso positivo, o acompanhamento seja iniciado”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde, acrescentando que isso é fundamental para interromper a cadeia de transmissão.

Os testes de HIV e sífilis são gratuitos e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Rio Claro. Os testes também podem ser feitos no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa), que fica na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação. Para isso, basta fazer agendamento pelo telefone 3533-3350.

No caso do HIV, a partir da identificação do caso positivo o paciente passa a ser acompanhado por equipe do Sepa e inicia o tratamento. Atualmente, em Rio Claro, 790 pessoas com HIV realizam o tratamento no Sepa. Os casos de sífilis recebem acompanhamento nas unidades de saúde.

Durante a campanha, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento do Sepa realiza atividades externas de testagem e aconselhamento, incluindo testes no centro de ressocialização masculino e em residência inclusiva. A programação prevê ainda testagem dos colaboradores do shopping e palestra sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, que será realizada no dia 7 no Centro Dia do Idoso para os idosos que frequentam o local.

Os vírus HIV e sífilis podem ser transmitidos ou adquiridos através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas.