Iluminação temática no Lago Azul faz referência à luta contra a Aids

Estátua do leão e réplica da Torre Eiffel no Lago Azul estão iluminadas até o dia 15 com a cor vermelha para lembrar do combate à Aids.

Nesta semana foi celebrado o dia mundial da luta contra a Aids, na quarta-feira (1) e por isso, até o próximo dia 15 a estátua do leão e a réplica da torre Eiffel, dois monumentos instalados no Parque Municipal Lago Azul de Rio Claro, ficarão iluminadas com cor vermelha, que alerta para os cuidados contra a doença.

A iluminação do Lago Azul vem sendo utilizada para chamar a atenção do público sobre as campanhas temáticas associadas a cores. A ideia é aproveitar o grande movimento do parque, que recebe milhares de pessoas, para reforçar a divulgação desses importantes temas.

A iniciativa da prefeitura tem o envolvimento de várias pastas. Participam a Secretaria da Agricultura, Secretaria de Cultura, Secretaria de Obras, Fundo Social de Solidariedade e Fundação de Municipal de Saúde.

Em referência ao Dezembro Vermelho a prefeitura de Rio Claro está realizando ação intensificada de testagem de HIV e sífilis. É a campanha Fique Sabendo, que segue até a terça-feira (7) com o objetivo de diagnosticar precocemente, garantir o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão do HIV e da sífilis.

Os testes estão sendo realizados, além do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais – Avenida 19, 1045, bairro Saúde), em todas as unidades da rede municipal de saúde. Para o agendamento, basta ligar ao telefone 3533-3350 (Sepa). A programação também terá testagens realizadas no Centro de Ressocialização Masculino e palestra terça-feira no Centro Dia do Idoso.

A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura programou a mudança da iluminação da réplica da torre Eiffel e da estátua do leão para a cor laranja, em alusão à conscientização sobre os cuidados contra o câncer de pele.