Mais de um século de história do carnaval de Rio Claro fica em exposição no Museu

Abertura será na noite de segunda-feira. Mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira.

O Museu Amador Bueno da Veiga, de Rio Claro, terá a mostra “Memórias do carnaval nas cores da folia”, que será aberta na segunda-feira (21) às 19 horas. A tradicional folia carnavalesca rio-clarense será exibida em várias facetas ao longo de mais de cem anos.

Por meio de fotos, fantasias e alguns objetos, a exposição resgata a memória dos antigos carnavais, que datam desde a década de 1910, passando por transformações até a atualidade.

Um dos destaques da abertura será a parte musical, com samba por conta de Nat & Gabs. Haverá venda de comidas e bebidas na área externa. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O Museu Amador Bueno da Veiga fica na Avenida 2, 572, Centro.

“É uma alegria muito grande ter nosso museu, reaberto e restaurado, recebendo o acervo do carnaval rio-clarense”, destaca o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti. “Essa exposição tem o objetivo de mostrar à população a riqueza carnavalesca e a disposição do cidadão em ser feliz, apesar de tantos problemas”, acrescenta, lembrando que no carnaval a população transcende a realidade, com suas fantasias, histórias e músicas. “É a cultura pulsando forte e unindo pobres e ricos, sem se furtar da denúncia social”, finaliza o secretário de Cultura.

A exposição é organizada pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a União das Escolas de Samba da Cidade Azul (Uesca).