Unidades de saúde vacinam sábado contra gripe e sarampo

Atendimento será das 8 às 14 horas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.

Quem pertence aos grupos prioritários para vacinação contra a gripe ou sarampo deve procurar neste sábado (30) um posto de saúde para ficar com a vacinação em dia. O atendimento será das 8 às 14 horas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, com exceção do Boa Vista, Jardim das Flores e Benjamin de Castro, que estão em reforma.

A vacina contra a gripe é aplicada em profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, pessoas privadas de liberdade, professores, pessoas com deficiência, profissionais do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e profissionais do transporte coletivo. As pessoas devem apresentar comprovante de que pertencem a um destes grupos.

Já a campanha contra o sarampo é direcionada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos e aos profissionais de saúde. A população também poderá colocar em dia as demais vacinas do calendário de rotina vacinal.

Levantamento divulgado na sexta-feira (29) pela Fundação Municipal de Saúde aponta que o município vacinou 18.034 pessoas contra a gripe, o que equivale a 23,94% do público-alvo. O melhor resultado está entre os profissionais de saúde, grupo em que 55,38% foram vacinados. Já entre os idosos a cobertura vacinal é de 36,63% e apenas 5,26% crianças de 6 meses a 5 anos foram vacinadas. Já contra o sarampo foram vacinadas 828 crianças e 37 profissionais de saúde.