Com mais pacientes nas unidades de saúde da família, Rio Claro reduz filas nas UPAs

Em dois anos, 69.211 pessoas tiveram os casos resolvidos nas unidades dos bairros, sem necessidade de buscar serviços de urgência.

O Programa de Atendimento Rápido (PAR) na Saúde proporcionou nos últimos dois anos o atendimento de 69.211 pessoas nas unidades de saúde dos bairros de Rio Claro, incluindo as unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde. “Com o atendimento de demanda espontânea nestas unidades, contribuímos para a redução das filas nas unidades de urgência do município e melhora na qualidade do serviço”, destaca o prefeito Gustavo, que implantou o programa.

Os atendimentos a partir de demanda espontânea são realizados nas unidades de saúde dos bairros ao longo do dia, conforme a disponibilidade de agenda. Os pacientes passam por consulta com equipe de enfermagem, que determina a necessidade de consulta médica no mesmo dia ou agendamento para data posterior. “O objetivo é resolver com brevidade a demanda do usuário e diminuir agendamentos em longo prazo, o que é fundamental para que o paciente seja atendido no local correto”, frisa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Em algumas situações a consulta com enfermeiro é suficiente para atender a necessidade do paciente.

A maioria dos casos atendidos nas unidades de urgência é de pacientes não graves, com casos que deveriam ser resolvidos nas unidades da atenção primária. Para mudar essa situação, além do PAR, Rio Claro criou a Central de Acesso Avançado em Saúde. Com ela, o paciente agenda a consulta nas unidades sem precisar sair de casa, pelo telefone ou internet.

A Central de Acesso Avançado em Saúde atende pela linha telefônica 0800 019 09 99, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Além do telefone, a central também conta com chat, que pode ser acessado por meio da página da Fundação de Saúde (saude-rioclaro.org.br).

“Esse serviço inovador foi implantado para modernizar o atendimento e demonstra o planejamento na gestão pública”, afirma o prefeito Gustavo.

O contato telefônico com a central se dá por meio de ligação gratuita. O usuário deve usar exclusivamente o serviço para agendar a consulta nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O mesmo vale para reagendamento e cancelamento de consultas. Além das consultas médicas e de enfermagem, também são feitos por telefone os agendamentos de papanicolau e primeira consulta odontológica.

World diabetes day;docter checking patient pulse’s