Agentes percorrerão os bairros das 7 às 13 horas para vistoriar residências e orientar a comunidade.
Rio Claro realiza neste sábado (1º) mutirão de combate à dengue nos bairros Jardim Progresso e Ipanema. Das 7 às 13 horas, os agentes da Fundação Municipal de Saúde irão percorrer os bairros, em esforços para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que além de dengue, transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Durante o mutirão, os agentes irão remover potenciais criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água parada, onde o mosquito transmissor da dengue se reproduz. Além disso, o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses inclui orientação à comunidade e vistorias nas residências. A ação contará também com o serviço de cata-bagulho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As ações de combate ao Aedes também são realizadas ao longo da semana, com visitas casa a casa e nebulização nos bairros. A Fundação de Saúde reforça que para que o trabalho preventivo tenha resultado é fundamental que a comunidade faça a sua parte e descarte corretamente os materiais, impedindo o acúmulo de água.
De acordo com o boletim desta semana, emitido pela Vigilância Epidemiológica, Rio Claro tem neste ano 134 casos de dengue, sendo que 23 foram registrados nesta semana. Não há casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela.