Dalva de Oliveira é tema de exposição em RC

     Uma das mais ilustres filhas das terras rio-clarenses, Dalva de Oliveira é tema de exposição que será aberta na próxima quinta-feira (20), no Casarão da Cultura de Rio Claro. Para marcar o início da exposição, Pery Ribeiro, filho de Dalva e do compositor e cantor Herivelto Martins, estará no Casarão lançando o livro Minhas Duas Estrelas, sobre a história do casal, marcada pelo enorme sucesso e pelos dramas conjugais que foram às telas em forma de minissérie televisiva em janeiro deste ano.

Trio de Ouro
Trio de Ouro

  A exposição Dalva de Oliveira – A Estrela de Rio Claro fica em exibição no Casarão da Cultura até o dia 13 de janeiro e foi organizada para homenagear a cantora e tornar compreensível para o público em geral a importância e significado do rádio como o maior veículo de comunicação de uma época. Dos anos 30 aos 50, a Rádio Nacional foi o equivalente à Rede Globo em penetração de público, e a popularidade dos cantores e artistas da emissora não tinha paralelo.

     Fotografias, objetos, textos, pinturas, cenários e ambientes reverenciam, na mostra, a trajetória da cantora e daquela época, em um trabalho esmerado envolvendo diversos profissionais e colaboradores de várias áreas. Pery Ribeiro, jornalistas, radialistas e diversas empresas apóiam o evento. “É uma sincera homenagem a uma artista sem igual”, comenta a analista cultural Ilídia Faneco, que organiza a exposição.

Livro

Capa do Livro
Capa do Livro

     Quem quiser se aprofundar ainda mais na história de Dalva de Oliveira pode recorrer ao livro de Pery Ribeiro, que será lançado em Rio Claro na abertura da mostra. Pery, com a colaboração de Ana Duarte, com quem foi casado, retrata a história de seus pais, o sucesso de dois grandes vultos da história da música popular, mas também seus dramas pessoais, nos bastidores, longe do glamour do palco e dos aplausos das multidões.

     O casal rompeu barreiras e tornou público, através de músicas, os seus mais sinceros sentimentos e mágoas. Dalva e Herivelto protagonizaram uma importante discussão pública através de canções que marcaram uma das maiores polêmicas musicais do país e, sem dúvida, uma das grandes contribuições ao repertório romântico do cancioneiro brasileiro.

Dalva, Herivelto, Regional_Benedito_Lacerda
Dalva, Herivelto, Regional_Benedito_Lacerda

     Dalva de Oliveira, nascida em Rio Claro, é uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Sua voz inigualável, timbre cristalino e afinação impecável marcaram a transição do canto lírico para a música popular.
Gravou mais de 400 composições, tornou-se diva, brilhou no rádio por quase três décadas (anos 40, 50 e 60) e foi coroada Rainha do Rádio em 1952. Foi a primeira cantora brasileira a excursionar por outros países e chegou a cantar na Rádio BBC de Londres.

Praça Dalva

     A valorização de Dalva de Oliveira em Rio Claro, sua terra natal, ganhou novo impulso com a praça que leva o nome da cantora. Localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado da rotatória da rua 14, a praça é uma das principais e mais bonitas da cidade, e palco de apresentações semanais de música ao vivo e de grande shows abertos ao público na segunda-feira de carnaval.
    

A exposição sobre Dalva de Oliveira, e o lançamento do livro de Pery Ribeiro acontecem a partir de trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, do Arquivo Histórico Oscar de Arruda Penteado, Fundação Ulysses Guimarães e Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

     O Casarão da Cultura fica na avenida três, esquina com a rua sete, número 568, Centro.